segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alô?



CHAMADA IDENTIFICADA




Você nem precisa mais responder o telefone para falar com alguém com quem não quer conversar. Antes mesmo de atender, já dá pra saber quem está chamando. Quando você vê que é seu melhor amigo você responde com voz muito mais alegre do que quando se trata de um vendedor desconhecido. Um estranho não recebe a mesma atenção que alguém a quem você quer bem. E já que dá pra identificar as chamadas, você até deixa muitas delas sem resposta.

Você já ouviu alguém dizer que se cansou de orar sem receber resposta? Ou de pedir sem que nada acontecesse? Muitas pessoas, em hora de desespero, pedem ajuda a um Deus que pouco conhecem, um Deus com quem nunca tiveram um relacionamento íntimo, para quem nunca tiveram tempo, com quem nem mesmo conversam regularmente.

Nunca gastaram tempo com Deus, lendo a Bíblia ou orando, mas mesmo assim querem ser tratados como amigos íntimos de Deus.

Deus conhece aqueles que invocam seu nome mesmo antes deles começarem a sua prece.

O livro de Isaías apresenta um quadro muito claro de pessoas que em desespero procuram comunicar-se com Deus, mas mesmo em caso de emergência não conseguem um contato com Ele. O Todo Poderoso recusa-Se em responder ao seu clamor. Ele diz: "Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue". Isaías 1:15.

Os olhos e ouvidos de Deus não estão com problemas. O problema não está com Deus, mas sim com os que clamam a Ele. Eles estendem as mãos em oração, mas têm as mãos sujas. O texto da Bíblia diz que as mãos estão sujas de sangue. O que seria este sangue? Veja a Bíblia se completando na carta que Paulo escreve a Timóteo: "Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda". 1 Timóteo 2:8. Mãos sem ira nem contenda. Exatamente! Pessoas que não vivem brigando e discutindo com outras. Pessoas que sabem perdoar e evitar discussões.

Aqui temos uma fórmula muito simples. Se você quer usar a oração como um amuleto, desista. A oração só tem valor para pessoas que querem pedir a Deus para lhes dar um coração perdoador. "O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável". Provérbios 28:9. Muitos chamam a Deus de Pai e de Senhor, mas não fazem aquilo que Ele ensina.

A Bíblia diz: "O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará". Provérbios 15:29.

Quem são estes JUSTOS?

Será que ela está se referindo a pessoas sem pecado?

Ser justo, na linguagem Bíblica é aceitar a Jesus e viver um relacionamento diário com Ele. É deixar então que Ele transforme a nossa vida e os nossos gostos e vontades.




A Bíblia nos fala de pessoas que tiveram suas orações respondidas, e também explica porque suas preces foram respondidas. "Moisés e Arão, entre os seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocam o seu nome, clamavam ao Senhor, e Ele lhes respondia. Na coluna de nuvem lhes falava; eles guardaram os Seus testemunhos, e os estatutos que lhes dera". Salmos 99:6-7.

Enquanto as pessoas se recusarem a conhecer a Deus, Ele não responderá suas orações. Isso seria um encorajamento ao pecado. Se eles não têm paz com Deus, suas orações são vazias. Deus deu condições para que as orações sejam respondidas."Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito". João 15:7. "Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor; do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e permaneço no Seu amor".João 15:10.

Quem sabe você um dia foi a uma igreja, sentiu como se Deus estivesse falando com você e entregou a vida a Deus, mas essa entrega não gerou nenhuma mudança na sua vida. Você continuou a vida fazendo as mesmas coisas erradas que fazia e deixou sua amizade com Deus em segundo plano na vida. Deixou Deus de lado porque naquele dia fez muitos pedidos a Deus e seus pedidos não foram atendidos. Você pensou que tivesse encontrado a lâmpada de Aladim, mas seu "Gênio não atendeu a seus pedidos".

Seguidamente nossas orações não são respondidas porque temos motivos errados. O livro de Tiago apresenta o assunto da seguinte maneira: "Quando pedis, não recebeis porque pedis com motivos errados, para gastar o que recebeis em vossos prazeres egoístas". Tiago 4:3. Muitos procuram a felicidade, mas nunca a encontram. Desejam tornar-se grandes, mas em vez disso se tornam cada dia mais malvados.

John Wesley certa vez encontrou um homem que disse: "Eu nunca perdôo!" A reação de Wesley foi como uma punhalada: "Então, amigo, tenha muito cuidado para nunca pecar". Se você gostaria de ver suas orações atendidas, é melhor perdoar aos outros como Deus o perdoa. A falta de perdão leva ao ódio, ao ciúme, à cobiça e no fim nos tornamos cristãos amargos. Quando não perdoamos deixamos o coração aberto para que o mal entre e tome conta. Quando isso acontece ficamos totalmente separados de Deus. Nossas preces se tornam sem valor até que estejamos prontos a reconhecer o nosso pecado e mudar os nossos caminhos.

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países da Europa foram arruinados. Havia muito sofrimento e muitas crianças sem pais como o resultado da guerra, abandonadas pelas ruas das cidades em ruínas.

Charles Swindol, em seu livro "Improving Your Serve", conta a história de um soldado americano que voltava ao quartel em Londres. Ao passar com seu veículo militar ele observou um menino com o nariz colado ao vidro de uma confeitaria. Lá dentro o padeiro fazia a massa para novos bolos e pastéis dos mais variados. O menino faminto observava em silêncio cada movimento do padeiro.

O soldado estacionou seu veículo, e aproximou-se do menino sem fazer ruído e sem ser visto. Pelo vidro da padaria ele também podia ver os bolos e pastéis fresquinhos que saiam do forno fumegante. O menino ficou com água na boca ao ver o padeiro arranjar suas maravilhas em formas de vidro com muito cuidado. O soldado ficou comovido ao ver o pequeno órfão desconhecido. Ficou com muita pena dele e decidiu ajudá-lo. Entrou na padaria, comprou uma dúzia de bolos e pastéis, pediu ao padeiro que os embrulhasse e voltou para onde estava o menino naquela manhã fria e cinzenta de uma cidade destruída pela guerra.

Com um sorriso amigo ele chamou o pequeno e disse: Eu comprei isso para você. É tudo seu. Pode levar. Sem esperar uma resposta o soldado virou-se para voltar ao carro, mas foi interrompido pelo pequeno que se agarrou ao seu casaco. Ele voltou-se um momento apenas para ouvir o pequeno perguntar: "Moço, o senhor é Deus?".

Quão maravilhoso seria se todos os cristãos fossem tão semelhantes ao seu Mestre que as pessoas tivessem de perguntar "Você é Deus? Você é Jesus?".

Não é tão difícil assim ser parecido com Jesus. Se você não consegue ser assim, peça a Ele e ele vai ajudar você a ser transformado em amor! Quando você viver para Cristo, poderá reclamar a promessa que Deus nos faz no Salmo 84:11 "... o Senhor ... não retirará bem algum aos que andam na retidão".




Ore assim:

Senhor Jesus foi tão bom passarmos esses momentos assim juntos, pensando nas coisas que são Suas, pensando em nós também, na maneira como nós agimos. Sabe Senhor, quanto mais nós olhamos para o Senhor, ficamos vendo quão longe nós estamos de ser como o Senhor é, mas, sabemos que quanto mais olhamos para o Senhor, mais parecidos vamos ficando pouco a pouco. Senhor, continue sendo o nosso amigo, porque nós também queremos continuar sendo seus amigos. Em nome de Jesus, amém.


www.youtube.com/watch?v=wsCxBov_X-8



4 comentários:

  1. Oi, Angélica! Acho que nunca nos vimos pessoalmente, mas aprendi a admirar vc, especialmente por seus comentários sábios no Facebook e mais agora, pelos textos que escreve. Que Deus te abençoe cada dia mais com Graça diante dEle e dos homens...

    "Quão maravilhoso seria se todos os cristãos fossem tão semelhantes ao seu Mestre que as pessoas tivessem de perguntar 'Você é Deus? Você é Jesus?'".

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida, sempre que puder vou compartilhar com vocês textos interessantes. Um grande abraço. Paz.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, descobri esse cantinho seu hoje! Estou gostando muito dos textos! Sempre soube que você está aqui em nosso meio pra fazer a diferença. Beijos, Nubi

    ResponderExcluir
  4. Amém, obrigada amiguinha. Saudade de vc. Bjokas!

    ResponderExcluir